Ecommerce Coob+

Ecommerce Coob+

Ecommerce Coob+

01 | Para entender rápido

01 | Para entender rápido

Um resumo rápido para recrutadores e interessados— destacando o essencial para você(s) 😉

Um resumo rápido para recrutadores e interessados— destacando o essencial para você(s) 😉

Ponto de dor

Ponto de dor

Ingressei no time de desenvolvimento da Coob+ quando a empresa estava tentando diversificar suas fontes de renda.

A Coob+ é uma empresa de assinaturas de viagens, proporcionando viagens acessíveis aos clientes, mas estava limitada pelo foco em vendas diretas de pacotes por consultores, o que restringia seu alcance e crescimento.

Resultados

Resultados

A criação do Ecommerce se revelou uma via eficaz para adquirir novos clientes, diversificando nossa estratégia de vendas e aumentando nossas receitas.:

  • Um shift das vendas, antes diretas, para o Ecommerce

  • Diversificação das fontes de renda

  • Aumento do número total de vendas

  • Aumento da cultura de UX na empresa

A criação do Ecommerce se revelou uma via eficaz para adquirir novos clientes, diversificando nossa estratégia de vendas e aumentando nossas receitas.:

  • Um shift das vendas, antes diretas, para o Ecommerce

  • Diversificação das fontes de renda

  • Aumento do número total de vendas

  • Aumento da cultura de UX na empresa

Processo

Processo

É importante notar que, devido à urgência do projeto (ele já havia passado do kickoff quando entrei na empresa) não tivemos a oportunidade de seguir um processo de design UX tradicional e hiper estruturado.

Em vez disso, adotamos uma abordagem ágil, colaborando estreitamente com a equipe de desenvolvimento e P.O para garantir que o ecommerce fosse lançado o mais rápido possível.

02 | A proposta + empatização

02 | A proposta + empatização

02 | A proposta + empatização

Para entender melhor nossos usuários, realizamos uma pesquisa abrangente, focada em dados secundários. Não havia uma cultura de UX bem definida na empresa, por isso a coleta de dados primários nesse primeiro trabalho não pôde ser realizada.

Sigilo profissional

Protótipos mais desenvolvidos, eventuais intercorrências, nossa persona e handoffs foram propositalmente ocultados.

Uma revisão da proposta

Uma revisão da proposta

Ao entrar na empresa, me deparei com algo não muito usual, mas que não me deixou tão surpreso: muitos dos layouts e UIs para os sites da empresa eram feitos pelo setor de marketing, por designers gráficos e não pessoas especializadas na criação.

Logo, ao chegar, recebi um template pronto que precisava de muitas -muitas - revisões.

Pesquisa

Pesquisa

Entre os métodos secundário de coleta de dados, utilizei:

  • Pesquisas do único UX anterior, que já havia realizado entrevistas com usuários. Haviam dados de entrevistas e formulários respondidos pelos nossos clientes.

  • Levantamento de tendências e benchmarking de concorrentes diretos já conhecidos.

03 | Mapeando a Jornada do Usuário

03 | Mapeando a Jornada do Usuário

03 | Mapeando a Jornada do Usuário

Com mais dados em mão, foi preciso mapear a jornada do usuário para entender seu corportamento e encontrar possível gaps. A mesma pode ser resumida em:

1 | Página principal

2 | Ecommerce

3 | Checkout externo

Os dados para mapear essa jornada como sendo a "mais usual" vieram da análise de fluxos no Google Analytics.

Os dados para mapear essa jornada como sendo vieram da análise de fluxos no Google Analytics.

04 | Protótipo

04 | Protótipo

04 | Protótipo

Chegou a hora do protótipo! Antes, gostaria de explicar os pilares em que me apoie para desenvolver o design da página:

Simplicidade

Simplicidade

Simplicidade

Com o tempo apertado para o lançamento do ecommerce, foi necessário cortar o desnecessário e focar somente no que entregaria valor não só para nossos clientes, mas também para a própria Coob+.

Logo, apenas o essencial foi entregue nessa versão inicial.

Boas práticas

Boas práticas

Boas práticas

Algo a que não se prestava muita atenção antes da minha entrada na empresa era acessibilidade de nossas páginas e sua responsividade.

Nesse meu primeiro trabalho, fiz questão de entregar um projeto bem estruturado, seguindo boas práticas em todos esses quesitos.

Algo a que não se prestava muita atenção antes da minha entrada na empresa era acessibilidade de nossas páginas e sua responsividade. Nesse meu primeiro trabalho, fiz questão de entregar um projeto bem estruturado, seguindo boas práticas em todos esses quesitos. Em retrospecto, no entanto, acredito que poderia ter dado mais atenção a certas áreas.

Responsividade

Responsividade

Responsividade

Sim: até minha entrada, o modelo de desenvolvimento era desktop-first, e não mobile-first (mesmo que já houvessem dados mostrando que a maioria dos acessos às nossas páginas viesse de dispositivos mobile)

Sendo assim, o ecommerce foi pensando para funcionar primeiro em celulares.

05 | Feedback + melhorias

05 | Feedback + melhorias

05 | Feedback + melhorias

Não muito tempo depois do protótipo ser feito e entregue aos desenvolvedores (juro que o handoff era bem consistente!), o ecommerce foi finalmente ao ar e, com ele, já conseguimos coletar feedback dos nossos clientes ( principalmente via redes sociais e respostas em pesquisas).

Checkout

Checkout

Checkout

O checkout foi um ponto que teve de ser melhorado mais de uma vez. Como a Coob+ oferece descontos e promoções de diferentes formas, o mesmo teve de ser adaptado por mim a diferentes regras de negócio (que mudavam com frequência).

Novas dores

Novas dores

Novas dores

Após algumas pesquisas (a maioria via formulários), descobrimos alguns pontos de dor na jornada do usuário (que foi atualizada para um mapa de empatia posteriormente) como:

  • Gargalos de informação;

  • Falta de destaque para alguns planos;

  • Responsividade da tabela de benefícios.

06 | Conclusão & Aprendizados

06 | Conclusão & Aprendizados

06 | Conclusão & Aprendizados

Para um primeiro grande projeto, acredito que desempenhei um trabalho muito bom e que foi devidamente elogiado!

Cultura

Cultura

Cultura

Sem dúvida, um dos meus maiores desafios no projeto foi difundir a cultura de UX na empresa: quando o quesito são pesquisas com o usuário, fui responsável por batalhar para que mais testes e validações fossem feitas tanto a priori quanto a posteriori da implementação dos meus designs.

Feedbacks

Feedbacks

Feedbacks

É claro que feedbacks positivos são coisas que nos enchem de alegria; mas, ao meu ver, foram os comentários negativos sobre o ecommerce que mais me motivaram a implementar melhorias significativas.