Um app para unir pais e seus filhos 🐙

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01 | Para entender rápido 🚀

01 | Para entender rápido 🚀

Um resumo rápido para recrutadores e interessados— destacando o essencial para você(s) 😉

— Processo

— Processo

A POLVVO é uma startup criada no "Radar Empreenda Santander", uma iniciativa do banco Santander e seus parceiros.

Ao longo de seis meses, desenvolvemos o conceito da POLVVO, enfrentando checkpoints decisivos que determinavam a continuidade do projeto.

POLVVO é um projeto de startup que nasceu durante o “Radar Empreenda Santander”, programa liderado pelo banco Santander e pelos parceiros Santander Universidades, Lab 033 e The Bakery.

Durante cerca de 6 meses, desenvolvemos o conceito da POLVVO do zero. Durante o programa, passamos por checkpoints decisivos que decidiram se poderíamos ou não prosseguir com o projeto.

Por isso, tudo o que foi criado para o POLVVO passou pela apreciação de diversos especialistas das mais diversas áreas.

Como UX Designer/ UX Researcher da equipe (com um desenvolvedor e um especialista em negócios como companheiros), a maior parte do processo criativo foi liderada por mim.

— Ponto de dor

— Ponto de dor

Nossa missão dentro do programa girou em torno da seguinte questão:

“Como podemos ajudar um banco como o Santander a ter maior inserção na indústria de jogos?”

Nossa missão dentro do programa girou em torno da seguinte questão:

“Como podemos ajudar um banco como o Santander a ter maior inserção na indústria de jogos?”

— Resultados & Aprendizado

— Resultados & Aprendizado

O aplicativo foi lançado em versão de teste na Google Play Store no final de 2021!

O que aprendi com tudo isso?

  1. Pivotar é essencial para encontrar soluções com mais potencial.

  2. Alinhar design, necessidades dos usuários e do negócio é um desafio, mas vale a pena.

  3. Confie nos seus parceiros!

O aplicativo foi lançado na Google Play Store no final de 2021, então reunimos alguns feedbacks de lá para apresentar em campo!

02 | Brainstorming, Ideação e Escopo 👥

02 | Brainstorming, Ideação e Escopo 👥

Se desenhar uma solução para levar o Santander a patamares mais elevados na indústria do jogo fosse algo fácil, isso é algo que já estaria feito. Então, passamos muito tempo fazendo pesquisas documentais sobre o que outros players do mundo financeiro estavam fazendo e o que estava acontecendo na indústria de jogos no momento.

Sigilo profissional

Protótipos mais desenvolvidos, eventuais intercorrências, nossa persona e handoffs foram propositalmente ocultados.

Pesquisa Inicial

Usando o Figma, criamos um diagrama/esquema para entender o mercado de games a nível nacional e internacional, dividindo-o em duas frentes: 1) possíveis abordagens e 2) principais problemas.

No primeiro, avaliamos as principais soluções já disponíveis e suas respectivas propostas de valor; no segundo, avaliamos as causas e consequências das dores que essas soluções resolviam, e criamos algumas questões para nortear nosso processo de pesquisa.

Decisão do escopo

Após o brainstorming e pesquisas, iniciamos o processo de organização

  1. Uma Matriz CSD, que nos ajudou a focar em determinados aspectos do negócio

  2. Duas proto personas, para aprofundar nosso conhecimento sobre os possíveis usuários de nossa solução

  3. Um mapa de empatia, para ampliar nosso ponto de vista sobre as proto personas

03 | Falando com pessoas: entrevistas e formulário 🚶‍♂️

03 | Falando com pessoas: entrevistas e formulário 🚶‍♂️

Ideação finalizada. Começou o momento de fazer entrevistas para confirmar ou invalidar nossas suposições. Decidimos nos concentrar em projetar uma solução para Luca, a proto persona que, depois de falar sobre perspectivas de negócios e potencial de resolução de problemas, parecia a escolha ideal por uma mistura de fatos:

1 | É a persona da qual tínhamos mais dados e "proximidade";

1 | É a persona da qual tínhamos mais dados e "proximidade";

1 | É a persona da qual tínhamos mais dados e "proximidade";

2 | Após conversas com o time, parecia a persona mais desejável do ponto de vista do Santander;

2 | Após conversas com o time, parecia a persona mais desejável do ponto de vista do Santander;

2 | Após conversas com o time, parecia a persona mais desejável do ponto de vista do Santander;

3 | Levando em conta nossa expertise, essa persona era a que mais tínhamos potencial para desenvolver.

3 | Levando em conta nossa expertise, essa persona era a que mais tínhamos potencial para desenvolver.

3 | Levando em conta nossa expertise, essa persona era a que mais tínhamos potencial para desenvolver.

Em nossa primeira rodada de entrevistas, fui responsável por entrevistar 7 pessoas com perfis alinhados com o que pensávamos que Luca era. Após conduzi-la, também disparamos um formulário para falar não só com pessoas com o perfil de Luca, mas também com os responsáveis por eles. Você pode conferir as perguntas entrevista abaixo:

04 | Escolhendo qual caminho seguir ⚙️

04 | Escolhendo qual caminho seguir ⚙️

Com todos os dados preliminares para decidir qual caminho de solução tomaríamos - como observação, preciso dizer que, dentro do programa, tivemos um processo de entrega apertado que às vezes nos fazia correr contra o tempo para desenhar o que era necessário de nós para continuar dentro do programa - optamos por projetar uma plataforma semelhante à Netflix para ajudar jogadores casuais a se tornarem jogadores profissionais e/ou streamers profissionais.


Foi aí que o POLVVO realmente nasceu. O por quê dessa decisão? Observamos algumas coisas curiosas sobre a nossa persona Luca – e os jogadores que entrevistamos e obtivemos respostas no formulário para descrevê-lo:

Com todos os dados preliminares para decidir qual caminho de solução tomaríamos - como observação, preciso dizer que, dentro do programa, tivemos um processo de entrega apertado que às vezes nos fazia correr contra o tempo para desenhar o que era necessário de nós para continuar dentro do programa - optamos por projetar uma plataforma semelhante à Netflix para ajudar jogadores casuais a se tornarem jogadores profissionais e/ou streamers profissionais.

Foi aí que o POLVVO realmente nasceu. O por quê dessa decisão? Observamos algumas coisas curiosas sobre a nossa persona Luca – e os jogadores que entrevistamos e obtivemos respostas no formulário para descrevê-lo:

1 | Uma paixão por streamers

2 | Culpa de pedir dinheiro emprestado a outras pessoas para gastar em jogos

3 | A tendência de fazer alguns trabalhos rápidos para os pais em troca de dinheiro

4 | O desejo de transformar os jogos em algo mais do que "apenas jogos"

05 | Apresentando nossa proposta… e pivotando

05 | Apresentando nossa proposta… e pivotando

Como mencionei, passamos por alguns checkpoints para ver se a nossa solução correspondia ao que o Santander esperava de nós. E chegou a data do primeiro posto de controle... e falhamos.

Bom, não exatamente. Tivemos a oportunidade de reformular a nossa solução porque o banco viu potencial em nós e na nossa investigação - havíamos apenas seguido um caminho que não estava alinhado com o ponto de vista do banco.

Depois disso, precisávamos voltar alguns passos e refazer algumas de nossas pesquisas com um novo foco em mente.

Como mencionei, passamos por alguns checkpoints para ver se a nossa solução correspondia ao que o Santander esperava de nós. E chegou a data do primeiro posto de controle... e falhamos.

Bom, não exatamente. Tivemos a oportunidade de reformular a nossa solução porque o banco viu potencial em nós e na nossa investigação - havíamos apenas seguido um caminho que não estava alinhado com o ponto de vista do banco.

Depois disso, precisávamos voltar alguns passos e refazer algumas de nossas pesquisas com um novo foco em mente.

06 | Alinhando as dores do usuário e as necessidades do negócio

06 | Alinhando as dores do usuário e as necessidades do negócio

Um processo que às vezes é mais difícil do que pensamos.

Depois do nosso “pivô não esperado” decidimos que era preciso entender ainda mais profundamente a dor de quem nos deu a oportunidade de desenvolver a solução: o próprio Banco Santander.

Depois de alguma conversa com as partes interessadas relevantes e da revisão do que já havíamos reunido, surgiu um insight - e esse insight foi o que nos levou às finais.

07 | A nova POLVVO e + pesquisa

07 | A nova POLVVO e + pesquisa

Decidimos optar por uma solução que trouxesse mais clientes para o Santander - desta vez, tanto pais quanto filhos -, somada a uma proposta educacional e toda a expertise financeira do banco. Um aplicativo que associaria notas mais altas das crianças na escola a mais recompensas dadas pelos pais.

E isso foi um sucesso entre nossos stakeholders.

Com o “OK” dos nossos stakeholders, lançamos mais um formulário e entrevistamos mais uma rodada de usuários - desta vez, pais e filhos!

Decidimos optar por uma solução que trouxesse mais clientes para o Santander - desta vez, tanto pais quanto filhos -, somada a uma proposta educacional e toda a expertise financeira do banco. Um aplicativo que associaria notas mais altas das crianças na escola a mais recompensas dadas pelos pais.

E isso foi um sucesso entre nossos stakeholders.

Com o “OK” dos nossos stakeholders, lançámos mais um formulário e entrevistamos mais uma rodada de usuários - desta vez, pais e filhos!

08 | Hora do show: prototipação

08 | Hora do show: prototipação

Finalmente começou a fase de fazer uma das coisas que mais gosto: prototipar.

Comecei pesquisando o que já estava implementado dentro do Santander - como era sua UI e UX. Depois disso, fiz um benchmarking de outras soluções com propostas semelhantes disponíveis no mercado.

Com esses dados, comecei a pensar em como criar algo com tudo o que já conhecíamos dos nossos usuários e com algumas semelhanças - mas com diferenças importantes - dos produtos dos nossos concorrentes.

Com bastante clareza em mente e um caminho claro a seguir, iniciei o processo de prototipagem normalmente:

1 | Wireframe

1 | Wireframe

1 | Wireframe

2 | Validação com stakeholders

2 | Após conversas com o time, parecia a persona mais desejável do p

2 | Após conversas com o time, parecia a persona mais desejável do p

3 | Baixa fidelidade

3 | Baixa fidelidade

3 | Baixa fidelidade

4 | Testes de usabilidade

4 | Testes de usabilidade

4 | Testes de usabilidade

5 | Alta fidelidade

5 | Alta fidelidade

5 | Alta fidelidade

5 | Testes de usabildiade

5 | Testes de usabildiade

5 | Testes de usabildiade

09 | Testes de usabilidade

09 | Testes de usabilidade

Como mencionado acima, fiz alguns testes com usuários - um total de doze usuários, metade deles eram crianças (com idades entre 8 e 12 anos) e a outra metade eram pais - em duas etapas diferentes: após completar o protótipo lo-fi e depois de completar o protótipo hi-fi.

Guiei os dois tipos de usuários em uma jornada completa no aplicativo (um total de 12 a 15 telas diferentes). Isso foi fundamental para saber se o que desenhei era realmente a forma ideal de apresentar o que ambos precisavam e o que resolveria ou aliviaria suas dores.

10 | O começo de um Design System

10 | O começo de um Design System

Durante todo o processo de prototipagem, criei uma página especial no Figma, para todos os componentes utilizados na interface, utilizando princípios de design atômico para criar e organizar desde os componentes mais simples até os mais complexos. Também criei os guias de estilo de cores e tipografia.

Eu adoraria continuar o desenvolvimento de um Design System completo - no entanto, o final do programa estava muito próximo

11 | Demoday: o fim da jornada 📜

11 | Demoday: o fim da jornada 📜

E assim, depois de mais de 6 meses de muito trabalho – meses que precisaram ser resumidos neste case de UX – chegamos à final do programa: um feito incrível, considerando que metade dos participantes foram desclassificados em alguns checkpoints.

Caso se interesse, você pode ver a apresentação que usamos durante nosso pitch final – um evento repleto de especialistas bancários, investidores e stakeholders críticos.

O que aconteceu com a POLVVO depois disso?

Bem, isso é outra história....